Opinião: Lugares Escuros




Lugares Escuros by 

Gillian Flynn


Título: Lugares Escuros
Autor: Gillian Flynn


Págs: 416

Editora:
Bertrand

Género: Thriller

_________________________



Sinopse:

Libby tinha sete anos quando a mãe e as duas irmãs foram assassinadas no «Sacrifício a Satanás de Kinnakee, no Kansas». Enquanto a família jazia agonizante, Libby fugiu da pequena casa da quinta onde viviam e mergulhou na neve gelada de janeiro. Perdeu alguns dedos das mãos e dos pés, mas sobreviveu e ficou célebre por testemunhar contra Ben, o irmão de quinze anos, que acusou de ser o assassino.
Passados vinte cinco anos, Ben encontra-se na prisão e Libby vive com o pouco dinheiro de um fundo criado por pessoas caridosas que há muito se esqueceram dela.

O Kill Club é uma macabra sociedade secreta obcecada por crimes extraordinários. Quando localizam Libby e lhe tentam sacar os pormenores do crime (provas que esperam vir a libertar Ben), Libby engendra um plano para lucrar com a sua história trágica. Por uma determinada maquia, estabelecerá contacto com os intervenientes daquela noite e contará as suas descobertas ao clube… e talvez venha a admitir que afinal o seu testemunho não era assim tão sólido.

À medida que a busca de Libby a leva de clubes de striptease manhosos no Missouri a vilas turísticas de Oklahoma agora abandonadas, a narrativa vai voltando atrás, à noite de 2 de janeiro de 1985. Os acontecimentos desse dia são recontados através da família de Libby, incluindo Ben, um miúdo solitário cuja raiva contra o pai indolente e pela quinta a cair aos pedaços o leva a uma amizade inquietante com a rapariga acabada de chegar à vila.

Peça a peça, a verdade inimaginável começa a vir ao de cima, e Libby dá por si no ponto onde começara: a fugir de um assassino.


Opinião:



Depois de ler Objectos cortantes e Em Parte Incerta, mal podia esperar por ter a oportunidade de ler Lugares Escuros. E eis o que penso deste livro:

Um livro marcante e único oferecido por uma escritora brilhante.

A autora tem uma escrita intensa, próxima, perturbadoramente intima que deixa no leitor uma sensação de proximidade e de relacionamento instantâneo com a história. 

Gillian Flynn é exímia ( e com predilecção) em criar mentes femininas perturbadas, complexas, com um pesado passado cuja percepção do leitor oscila entre a pena, paixão e choque. Uma pequena curiosidade, acho que a apetência por este tipo de personagens é tão grande e tão viciante que nem a autora querendo lhe consegue fugir (ainda bem, digo eu :)  ). No vídeo* que anexo podem ver que a ideia inicial da autora era fazer de Libby uma personagem simpática, amável ... mas ... 

Julgo que entre todos os dons que Gillian demonstra em seus livros, de facto o que para mim sobressai é a construção sólida, laboriosa e consistente que é dedicada às suas personagens. Não há personagens de relevo lineares, simples e previsíveis, bem pelo contrário, e adoro isso em Gillian. As fraquezas, defeitos, receios e perturbações são desenhadas como fatos feitos à medida que assentam na perfeição.

O enredo é banhado numa embriagante complexidade, e num perturbador passado de Libby. A falta de motivação que acompanha Libby, o seu desprendimento de objectivos e projectos futuros, e os seus pensamentos práticos (sem preconceitos) quanto às suas necessidades financeiras dão realce à história, tornando-a mais crua, real e credível.

O livros apresenta-nos com vários "flashes back", oferecendo-nos uma visão sobre o crime de Libby, do seu irmão Ben e da mãe Patti, enriquecendo em muito o livro através das várias perspectivas do crime e dos momentos que o antecederam.

Mais um excelente thriller a marcar o ano 2013 e que Recomendo.

Camille ("Objectos cortantes"), Amy ("Em Parte Incerta") e Libby ("Lugares Escuros") são três personagens que me encantaram e que facilmente nos sentimos próximos. Obrigado Gillian Flynn por nos oferecer verdadeiras obras de arte em forma de personagem.

Deixo-vos o link de um video* da autora sobre o livro (referido anteriormente): 

Curiosidades:
Este livro dará um filme já no ano que vem sob o titulo de "Dark Places" com Charlize Theron no papel de Libby 

( http://www.imdb.com/title/tt2402101/ )






 

Deixo aqui também a opinião sobre os outros livros de Gillian Flyn:


This entry was posted in , . Bookmark the permalink.

One Response to Opinião: Lugares Escuros

  1. 'Em Parte Incerta' é mesmo excelente, só espero que este novo seja igual ou melhor porque já está à espera de ser lido.

    ResponderEliminar