Onde Andará Dulce Veiga?









Título: Onde Andará Dulce Veiga?

Autor: Caio Fernando Abreu

Tradutor: Lucília Filipe

Págs: 280

Editora: Quetzal


Publicação: 21 de Setembro de 2012

“Seu estilo é uma lição de como as feridas tristes podem ser tratadas num texto esplêndido.”

Segundo Caderno

O Livro

Próximo do filme negro – e adaptado ao cinema em 2007 - Onde Andará Dulce Veiga? – Um romance B tem como personagens principais uma mulher fatal – a atriz e cantora que provocara um curto furor e que desaparecera nos anos 1960 – e um homem em decadência, moralmente ambíguo – o jornalista – e narrador da história – que é incumbido de investigar o misterioso desaparecimento da diva. A estes junte-se ainda a filha de Dulce Veiga, uma roqueira underground lésbica.

Na demanda, que é também uma exploração interior do narrador, descemos ao submundo da música, das drogas, da homossexualidade e da prostituição, e percorremos o Brasil até à floresta amazónica, numa travessia tão violenta quanto poética.

O autor:

Caio Fernando Loureiro de Abreu nasceu no Brasil, em Santiago do Boqueirão em 1948. Foi contista, romancista, dramaturgo e jornalista, tendo publicado mais de uma dezena de livros.

Cursou Letras e Arte Dramática mas abandonou ambos os cursos para se dedicar ao jornalismo. Mudou-se para São Paulo em 1968, após ser selecionado para compor a primeira redação da revista Veja.

Na década de 1980, escreveu para algumas revistas e tornou-se editor do semanário Leia Livros. Em 1990, lançou em Londres a tradução inglesa do seu livro Os Dragões Não Conhecem o Paraíso. Em França, em 1994, a convite da Maison des Écrivains Étrangers et des Traducteurs de Saint Nazaire, escreveu a novela Bien Loin de Marienbad. Em setembro do mesmo ano publicou na sua coluna semanal, no jornal O Estado de S. Paulo, uma série de três cartas denominadas Cartas para Além do Muro, onde declarava ser seropositivo.

Caio Fernando Abreu morreu em Porto Alegre em 1996.

This entry was posted in , , . Bookmark the permalink.

Leave a reply