Close up interviews com Sandra Brown




Sandra Brown, a segunda convidada das "Close up interviews" fala sobre o livro "O último minuto" (que estará à venda já na próxima semana), sobre hábitos de escrita e partilha connosco algumas confidências com um sentido de humor delicioso. 




Paulo Pires (PP): A Sandra deu muitas entrevistas ao longo da sua vida. Vou começar por perguntar: Qual a questão que menos gosta? E porquê?

Sandra Brown (SB): Não gosto de «Onde vai buscar as suas ideias?». Isso é quase impossível de responder. Às vezes posso dizer com certeza que a ideia surgiu a partir de uma notícia, ou que eu queria escrever uma história sobre alguém numa determinada carreira, ou que queria abordar uma questão social atual. Mas na maioria das vezes, não faço tenho ideia de onde veio a ideia. Apenas está lá.

(PP):Que pergunta nunca lhe foi feita e que gostaria que fosse? E qual a resposta.

(SB): Esta é a única pergunta para a qual não tenho resposta!

(PP):Eu sigo-a no facebook, e uma das coisas que salta à vista é a relação forte e especial que tem com a sua família. Começou a escrever quando foi despedida e o seu marido foi quem a motivou a tornar-se uma escritora a “full-time”. Como gere o seu tempo entre os seus dois amores, escrita e família? Nalgum momento tem que escolher?

(SB): Isso é muito perspicaz da sua parte a minha família é extremamente importante para mim. Considero os meus filhos a minha maior realização. São adultos comas suas próprias famílias, e não me lembro de uma época em que não tenha escrito. Eles sempre me apoiaram.O meu marido é o cônjuge mais pacientee solidário do mundo! Ele permitiu-me desinteressadamente seguir uma carreiraa fazer o que adoro fazer...porque me ama. Nunca me obrigaram a escolher entre família e carreira, mas às vezes tenho de fazer malabarismos com os horáriospara acomodar ambos! Agora, com quatro netos, eu e o meu marido esforçamo-nos por organizar encontros familiares.

(PP): Em “O último minuto” escreveu pela primeira vez na primeira pessoa através de entradas em diário. Eu julgo que o ponto de vista através da primeira pessoa é o mais íntimo, a perspectiva que mais expõe a personagem (e o autor). É muito difícil escrever na primeira pessoa?

(SB): Por acaso, gosto mais de escrever e ler na terceira pessoa do que na primeira. Mas, a fim de poder divulgar bastantes informações de fundo sem escreverparágrafos da narrativa, o que poderia ter-se tornado entediante para o leitor, revelei a históriapassada através do diário de Flora. A sua voz era tão pungente que o diário acabou por ser uma forma muito eficaz de descrever outras personagens e revelar a sua história ao leitor.

(PP): O título, “O último minuto” (“Deadline” – na versão original), tal como disse no seu vídeo promocional, transporta a sensação de urgência. Como lida com os seus prazos (“deadlines”)? São para si um problema?

(SB): Estabeleço prazos mais rigorosos para mim do que a minha editora. Voltando à vida em família, planeio férias em volta dos prazos de escrita que imponho a mim própria. Por exemplo, se planeamos algo para julho, quero ser terminada a primeira versão do livro em junho. E trabalho melhor sob pressão. Se precisode terminar, termino.

(PP): A Sandra não só escreve, também motiva as pessoas a escrever! Em conjunto com o seu marido criaram em 2008 o prémio “Scholarship Award” que «fornece um acompanhamento integral “escolar” a estudantes que demonstrem excelência e significativo potencial com escritores de ficção», atribuído anualmente, desde então. Fale-nos um pouco sobre esse projecto. 

(SB): Ter êxito na indústria da escrita / edição é difícil. Muitas vezes, bons escritores têm de manter outros empregos durante anos antes de poderem sustentar-se com a escrita. O meu marido e eu quisemos dar uma ajuda aos alunos que provaram a sua paixão pela escrita. Tivemos seis vencedores até agora, todos excelentes. Estamos muito orgulhosos desse legado.

(PP): Descreva-nos a sua rotina de escrita. 

(SB): Escrevo num escritório fora de casa, portanto, «vou trabalhar» todos os dias da semana. Aos fins de semana, escrevo em casa. Muitas vezes escrevo sete dias por semana, fazendo um intervalo de 2-3 dias de tantas em tantas semanas, para estar com os amigos ou a família. Não sou madrugadora, por isso o meu dia de trabalho vai das 10:00 até às 18:00, aproximadamente. À noite, leio. Essas horas são tão importantes como as horas de escrita. Para se ser um escritor, primeiro é preciso ser-seum leitor voraz.

(PP) Planeia os seus livros antecipadamente, ou deixa fluir? 

(SB): Planear é uma boa palavra. Antes de começar, já sei para onde vou.Não sei exatamente comovou chegar. Já tenho a história básica na cabeça, mas assim queos personagens estão no seu lugar, e em «apuros», deixo a história desenrolar-se. Os personagens tomam as decisões por mim. Ouço o que dizem, vejo o que fazem, escrevo-o. Às vezes, nem eu esperava algumas das melhores reviravoltas na história!

(PP) O que poderíamos ver no seu local de trabalho, tudo coisas normais, ou tem algo distintivo ou inusual? 

(SB): Velas e flores. São «essenciais» paramim. Além do computador,livros de referência, blocos de notas, telefone, parafernália típica de escritório, há sempre flores frescas e uma vela perfumada sobre ou perto da minhasecretária

(PP) Conte-nos algo sobre si que seja desconhecido e surpreendente.

(SB): Os fãs que me lêem há anos surpreendem-se quando me conhecem e ouvem a minha voz. Tenho um sotaque texano muito acentuado. Também já ouvi, «não esperava que a senhora fosse engraçada». Suponho que, como os livros são sérios, as pessoas são muitas vezes surpreendidas pelo meu sentido de humor.

(PP): Tem alguma história engraçada sobre “Tour”! de livros ou eventos de divulgação de livros que possa partilhar connosco?

(SV): No início de minha carreira, eu estava numa sessão de autógrafosnuma loja de um centro comercial. O dono da loja tivera imenso trabalho e pusera-me numa mesa com flores e penaspara escrever, garrafas de água e um prato de bolachas. Durante duas horas, ninguém apareceu. Não autografei um único livro. Foi humilhante. Quando eu estava prestes a ir-me embora, uma mulher aproximou-se da mesa e eu pensei: «Finalmente! Uma
leitora.» Ela perguntou: «Quanto custam as bolachas?» Acabei por lhas dar.






PS: O meu agradecimento público ao cuidado da nossa parceira Quinta Essência, em toda a ajuda que nos deu para que esta excelente entrevista tivesse lugar.


This entry was posted in , , . Bookmark the permalink.

Leave a reply